terça-feira, 30 de novembro de 2010

E o Rio de Janeiro Continua Lindo!

Acredito que todos acompanharam a saga da violência nas últimas semanas no Rio de Janeiro. Ou melhor dizendo, a saga dos últimos 30 anos da violência por lá. Não é de hoje que os traficantes são uma ameaça à sociedade. Conquanto eu aplaudo a ação das polícias e das forças armadas, que fizeram muito bem seu trabalho, eu gostaria de deixar registrado aqui a minha indignação. Pode parecer oposição burra, e fundamentalista, porém como disse anteriormente não é de hoje que o tráfico de drogas e o crime organizado dominam as favelas do Rio.

Todos os dias acompanhamos no jornal a guerra entre os traficantes, as ações isoladas da polícia militar, civil e do BOPE e o governo que adota medidas que se mostram inócuas no combate ao crime. As armas continuam chegando, as refinarias de coca continuam operando e pessoas continuam morrendo por balas perdidas. Contudo este cenário mudou após as duas últimas semanas. De acordo com o secretário de segurança do Rio, acuados pelas ações das polícias pacificadoras (UPPs) os traficantes começaram a agir de maneira terrorista, ateando fogo nos carros e metralhando unidades das PMs. Pelo que eu saiba, somente o fato de atear fogo a veículos é novidade. Não é de hoje que a linha vermelha sofre arrastões, não é atual e novo a morte de civis inocentes. Mas neste cenário surge as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Como o Rio hoje é alvo direto da opinião pública internacional o governo se viu OBRIGADO a mostrar serviço e provar para o mundo (e não para a sociedade brasileira) que possui segurança pública e é capaz de mantê-la até estes grandes eventos.

Enquanto morriam pobres e favelados, tudo certo, mas quando começaram a morrer filhos e membros da classe média/alta da sociedade carioca o crime organizado pisou no calo errado. E esta foi a gota dágua. O governo fez o que já deveria ter feito há MUITO tempo, colocou as forças armadas na briga, com poderio de fogo muito superior à do narco-tráfico, utilizando-se não somente dos blindados veteranos da guerra do Golfo, mas também da inteligência de ações militares.

gilmaronline.blogspot.com
Será que a polícia não sabia que o "Zeu" (condenado pelo assassinato do Tim Lopes) estava "escondido" lá no morro do Alemão? Será que a polícia (e o governo) não sabia que haviam toneladas e mais toneladas de maconha e cocaína nesses locais? Lógico que sabiam, mas enquanto os traficantes ficavam nos morros não havia razão para entrar em confronto direto. E graças às Olimpíadas, pudemos presenciar uma ação histórica de nossa força de segurança pública.

Agora basta saber se os traficantes presos, permanecerão presos. Basta saber também se não receberão um indulto para passar o dia das crianças com os filhos, e nunca mais voltar para a cadeia, como foi o caso do Zeu. E também basta saber se saem os traficantes e entram as milícias.

Mas uma coisa é certa, o problema da segurança no Rio está longe de ser resolvida. Infelizmente. Enquanto isso, o Rio de Janeiro continua lindo.

Abraços

Caique Martins

Um comentário:

  1. Depois dessa operacao foi ai mesmo que eu entendi a alegria que temos em receber tais eventos. Se eles valerem para limpar algumas grandes cidades e seus bandos enraizados, ja valeu a pena.
    Porque desviar dinheiro com as obras, isso eh e sempre foi certo q ia e vai acontecer, a novidade eh que alguns bandidos poderao ser mortos. Acredito que ate o final desses eventos, tais chefes do trafico ficarao detidos, ate um esqeuma especial de prisao foi implantado (pq nao era assim sempre?) E la vem os babacas de direitos humanos falar que eh crueldade o bandido ficar 22 horas por dia isolado....pois que o leve pra sua casa para tomar um chá! abraco!

    ResponderExcluir