segunda-feira, 28 de março de 2011

Circo Brasil!

Assistindo ao Fantástico neste último domingo, me surpreendi ao ver a reportagem sobre a situação dos caminhoneiros neste país. Não pela má conservação das estradas (que não é novidade), não pelos saques a cargas tombadas (também não é novo), não pela prostituição infantil nas estradas, venda de drogas, uso de anfetaminas, jornadas desumanas de trabalho, tudo isso não é novidade para ninguém. O que mais me chocou foi a "cara-de-pau" do comandante da Polícia Rodoviária Federal ao dizer que é preciso fazer firula para a população. Ora, todos sabemos qual o significado de firula, e o comandante teve a audácia de dizer que é um jargão interno. A falta de vergonha na cara é generalizada.

O mais engraçado de tudo mesmo é que esse Brasil para inglês ver foi tema de uma série de postagens minhas ano passado, bem no período das eleições. Com isso eu tentava abrir os olhos daqueles que leram meus posts para uma situação que é vergonhosa. O governo adota medidas populistas e não faz o que deve ser feito. Desta vez minha crítica vai para, advinhem, o assistencialismo.

O papel de um governo não é o de prover moradia, não é o de prover sustento às famílias, e sim dar aos cidadãos condições de adquirirem tais bens. O papel fundamental de um governo é o de prover serviços tais como saúde, educação e segurança. Porém ao iniciar seu governo a presidente Dilma disse que a ordem do dia é cortar gastos. O problema é de onde cortar tais gastos! O governo decidiu então que 50 bilhões seriam retirados do orçamento, suspendendo quase todos os concursos públicos da esfera federal.

Segundo a reportagem do Fantástico o efetivo da Polícia Rodoviária Federal aumentou pouco mais de 10% nos últimos 15 anos, ou seja, neste período temos a seca da era FHC no serviço público e temos também a gastança desmedida do governo Lula, e mesmo assim grande parte desses serviços estão jogados às traças. Segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores do INSS, a instituição está com uma defasagem de mais de 10.000 funcionários, enquanto isso as filas para pedir aposentadoria só aumentam e os concursos suspensos. Mas para quê serviços se o povo está recebendo esmola? O Bolsa Família é a solução de todos os nossos problemas, não é verdade? Por quê eu vou cortar 36 bilhões em assistencialismo para contratar mais funcionários e perder votos nas próximas eleições? Não, deixa o povo morrer à espera de atendimento no SUS, deixa o povo morrer à espera da justiça, deixa o povo morrer por falta de segurança, afinal, serviços não dão voto. E assim vai caminhando o Brasil rumo ao crescimento.

Crescimento do quê? Não sei dizer.

Brasil! Um país de To...os. (preencha o espaço em branco).


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário