domingo, 21 de novembro de 2010

O Brasil Covarde

A soberania é o reconhecimento internacional de que um estado é autônomo, independente e supremo para decidir sobre suas leis, território e eleição de seus governantes. Não se trata da supremacia de um Estado sobre os demais, e sim a sua capacidade de se auto-governar sem depender de qualquer outro. E este é um dos princípios fundamentais de nossa Constituição que regem nossas relações internacionais, a Autodeterminação dos Povos (Art. 4°, III, CF/88) . Isso significa que o Brasil tem como princípio respeitar a cultura, decisões e a soberania de um Estado como forma de sua identidade básica. E de outro lado, temos outro princípio que é a Prevalência dos Direitos Humanos (Art. 4°, II, CF/88), que forçam o nosso país a tomar posições pró direitos humanos, não podendo se abster a se pronunciar caso algum outro esteja descumprindo os acordos internacionais de Direitos Humanos.

Esses dois dispositivos, que à primeira vista parecem contraditórios, não o são, muito pelo contrário, estes são dispositivos complementares. O Brasil não pode interferir em outro Estado, pois somos não intervencionistas, porém ele não pode se abster, sob pena de estar-se ferindo um dos princípios que regem nossas relações diplomáticas. Porém não é o que estamos vendo no recente caso de apedrejamento no Irã e Mianmar na ONU (link do Itamaraty).

 Eu sinceramente não sei que tipo de relação o Brasil pretende manter com o Irã, mas se abster diante do mundo inteiro é no mínimo vergonhoso, para não dizer inconstitucional. É lógico que o Irã tem o direito de se autodeterminar, ditando suas leis e dizer o que é certo e o que é errado. Contudo o Brasil como um país signatário de todos os tratados internacionais de Direitos Humanos é obrigado a se manifestar. E de forma covarde, deixamos por isso mesmo. Assim como em Cuba, quando nosso excelentíssimo Presidente comparou presos políticos a criminosos comuns, ao se referir em uma piada sem graça e de mau gosto à greve de fome dos presos da ilha. "Eu penso que a greve de fome não pode ser usada como um pretexto de direitos humanos para libertar as pessoas. Imagine se todos os bandidos que estão presos em São Paulo entrassem em greve de fome e pedissem liberdade" - Luis Inácio Lula da Silva.


É senhor Presidente, prisão por se opor ao regime comunista é igualzinho a de quem comete assassinato! MESMA coisa. E nessa mesma linha acho engraçado como ninguém no mundo fala sobre Guantánamo, ou se falar é bem baixinho para que os americanos não ouçam. Não condeno, pois é muito mais "fácil" apontar o dedo para quem está tentando construir uma bomba atômica, do que apontá-lo para uma nação que já demonstrou ser capaz de usá-la.


E esta relação com o Irã é como ser mulher de traficante, não tem como pedir divórcio sem perder alguns dentes da boca. Foi se meter à besta, achando que era O CARA, e resolver uma questão que é milenar? Agora deixa essa herança para a Sra. Dilma, que terá um baita abacaxi para descascar.  E a perspectiva não é de melhoras, visto que a chefe da missão diplomática que se absteve foi Maria Luiza Viotti, atualmente cotada para ocupar o cargo de Ministra de Relações Exteriores do Governo Dilma. A desculpa do Itamaraty é que o Irã está "avançando" na cooperação com a ONU. Com certeza! Lembram-se daquele acordo Brasil, Irã e Turquia, levado ao pé da letra e muito bem cumprido pelo Irã? Então, eles estão avançando mesmo, no sentido contrário, e somente o nosso governo que não enxerga isso.


Bom era o tempo em que não tínhamos (ou não queríamos ter) notoriedade internacional. Agora o Brasil tem que se posicionar, e está sendo cobrado por isso. Mas só o que temos demonstrado lá fora é sermos um país de covardes, que apoia o Irã e seu fundamentalismo e abre embaixadas em TUVALU.
Wiki de Tuvalu
Lei que cria a embaixada, e também os gastos públicos. 


Isso, TUVALU, nunca tinha ouvido falar e existe no mapa, com 12 mil habitantes, e uma embaixada brasileira lá!


Enquanto isso Sakineh é apedrejada da mesma forma cruel de fotos postadas acima e milhares de pessoas Brasil afora morrem nas filas dos hospitais. Tire suas conclusões.


Abraços, e se gostou do blog basta seguí-lo, dar sua nota para cada texto ou até mesmo indicar para alguém.


Caique Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário