segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Brasil para Inglês ver (parte 3)

Continuando a série O Brasil para Inglês ver, vamos discorrer um pouco sobre o PAC, Plano de Aceleração do Crescimento. Ou ainda chamado por muitos como Plano de Aceleração da Corrupção, e já explicarei o porquê desta alcunha.

Com o advento do Plano Real houve um aumento significativo do consumo das famílias, decorrência direta da estabilidade da moeda que devolveu às classes média e baixa o seu poder de compra. O que culminou no conseqüente crescimento da indústria. Porém a indústria depende da infra-estrutura logística e de produção de energia para continuar crescendo. E infelizmente, sob um governo de esquerda esta é uma tarefa a ser realizada com dinheiro público, ao contrário do que apontam especialistas na área, que afirma ser necessário investimentos privados na área (veja estudo). De mãos atadas frente a 4 grandes crises mundiais na década de 90 o governo FHC nada podia fazer, tendo que cortar gastos do governo e precisando de dinheiro para se financiar o governo peessedebista deixou a infra-estrutura de lado, o que aumentou ainda mais o gargalo das indústrias, que terminou por explodir no apagão de 2001.

Hoje há uma necessidade acumulada que vai desde a ampliação das malhas rodoviária e ferroviária, até a modernização de portos e aeroportos. Hoje para que a soja vendida para a China chegue a seu destino é mais caro transportá-la até o porto, do que levá-la ao outro lado do planeta. E isso é o chamado custo Brasil, que torna nossos produtos muito menos competitivos lá fora.

Porém, o filho primogênito, da nossa presidente eleita Dilma Rousseff, é um tremendo de um mentiroso falastrão. Somente de restos a pagar, que são gastos realizados e reconhecidos como devidos porém não pagos, para o ano de 2011 somam hoje 90 bilhões de reais, praticamente o mesmo valor de orçamento a ser gasto no ano que vem com o programa. E esta bola de neve começou a crescer logo no seu ano de lançamento em 2007, e vem aumentando ano a ano. Basta saber quando e como o governo pretende pagar esta dívida.

Além disso, em números o PAC é uma verdadeira cócega na nossa economia. Ele representa hoje um valor de 1,5% do PIB (veja vídeo), contando que 1/3 deste valor são investimentos da Petrobrás, resta ao governo a fatia ínfima de 1% do PIB, enquanto países como China investem mais de 16% de seu PIB em infra-estrutura. Economicamente falando, o fator multiplicativo do PAC (capacidade dele em gerar crescimento) é quase nula diante da enormidade de nossa carência de investimentos. A solução seria abrir tais investimentos ao capital privado e deixar que o próprio mercado se estruture, cabendo ao governo simplesmente regular, tarifar e subsidiar tais iniciativas. Mas é esperar muito de um governo de esquerda.

E para terminar esta parte, finalizo com dados do TCU, que somente este ano suspendeu 18 obras do PAC (de um total de 32 suspensões federais) sob suspeita de superfaturamento e sobrepreço, de empreiteiras que doaram para a campanha petista R$ 70 milhões de reais nestas eleições. E o mais interessante de tudo, é que nestas obras haviam 3 que estavam suspensas por falta de projetos ambientais, e mesmo sem eles, continuam em pleno funcionamento. Realmente: "O meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável de nosso país." - Dilma Vana Rousseff.

E de forma eleitoreira nosso presidente pode vetar as suspensões, para que as obras sejam inauguradas o quanto antes, foi assim ano passado com 4 obras da Petrobrás. Não é intrigante como uma empreiteira superfatura uma obra do governo e depois "reinveste" esse dinheiro (ou parte dele) na campanha do partido? Não nos esquecendo dos dispositivos que ele (Presidente) incluiu na Lei de Diretrizes Orçamentárias - lei esta que não pode ser rejeitada no Congresso - para facilitar que obras da Petrobrás e da Eletrobrás fujam do crivo do TCU. Isso que eu chamo de fortalecimento das instituições no combate à corrupção. Para encontrar notícias sobre isto basta digitar no google: Lula+LDO+TCU. E veja que não estou mentindo, ou pelo menos não sozinho.

Este é um país para inglês ver...

Estudo feito pelo IPEA: clique aqui
Obras superfaturadas e suspensas: clique aqui

Obrigado por ler, se gostou basta dar sua nota logo abaixo, indicar o blog ou deixar seu comentário.

Abraços

Caique Martins

Parte 1 - Parte 2 - Parte Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário